sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mapa da Exclusão Digital no Brasil


Relembrando o Projeto UCA


Pessoal!
Vamos relembrar sobre o Projeto UCA. Vejam algumas informações e imagens interessantes que pesquisamos em alguns sites sobre o projeto e a Escola Luciana de Abreu, localizada em Porto Alegre.


Site :
http://www.lec.ufrgs.br/index.php/Projeto_UCA_-_Um_Computador_por_Aluno
O que é o projeto UCA?
O Projeto UCA, Um Computador por Aluno, é uma iniciativa do Governo Federal que, desde 2005, investiga a possibilidade de adoção de laptops educacionais como um meio de elevar a qualidade da educação pública brasileira. O projeto sustenta-se na proposta pedagógica denominada modalidade 1:1, que busca contemplar cada estudante da rede de ensino básico com um laptop.



Qual é a participação do LEC no projeto?
Em dezembro de 2006, nosso laboratório de pesquisa foi convidado pela Assessoria da Presidência da República e pelo Ministério da Educação a coordenar a experiência piloto no Rio Grande do Sul. Mais quatro estados integraram a primeira etapa da investigação – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Tocantins – testando três modelos de laptop em diferentes instituições escolares. O papel do LEC é realizar, do ponto de vista técnico e pedagógico, o acompanhamento e a avaliação da experiência de inserção dos laptops na escola, além de construir modelos de referência para o futuro projeto em larga escala. Contamos, nessa missão, com o apoio da ONG Fundação Pensamento Digital, que vem realizando significativas ações relacionadas à inclusão social e digital de comunidades carentes para o desenvolvimento auto-sustentável

Quem são os pesquisadores?
A equipe envolve docentes orientadores em suas linhas de pesquisa, graduandos, mestrandos e doutorandos oriundos de diferentes unidades da UFRGS, estudantes técnicos em programação e desenvolvedores de sistemas e aplicativos, que se organizam em grupos interdisciplinares. O trabalho desenvolvido conta com o apoio da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS (SEAD), da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e da Secretaria de Educação do Governo Estadual (SEC/RS), o que favorece trocas colaborativas entre a universidade, o governo e comunidade

Quem é a escola-pólo?
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu foi selecionada pelo LEC/UFRGS para sediar o Projeto Piloto do laboratório, que visa coordenar, em nível tecnológico e pedagógico, a utilização dos Laptops XO para a qualificação da aprendizagem nas escolas públicas de Ensino Básico do Brasil.
A escola está situada em região urbana de alta densidade. Tem no entorno, além de muitos prédio residenciais, casas comerciais e prestadores de serviços. Fica próxima ao Campus da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atende, principalmente, a alunos de famílias de classe popular, filhos dos trabalhadores da região e moradores de vila popular próxima - a Vila Planetário.
Possui ensino fundamental completo, de 1ª à 8ª série, no diurno e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) no noturno.
Devido ao número limitado de protótipos disponíveis para o piloto, foram selecionadas para o experimento apenas as turmas do ensino fundamental tradicional, que freqüentam a escola nos turnos da manhã e da tarde.
No turno da tarde totalizam 7 turmas de 1° a 5° série.E no turno da manhã totalizam 8 turmas de 6° série a 1° ano.


A equipe diretiva constitui-se de:
direção,
vice direção (3),
supervisão escolar,
orientação educacional e
psicologia.
A escola conta, ainda, com Biblioteca, Merenda Escolar, área recreativa e cancha aberta para Educação Física, Secretaria - funcionando nos três turnos, Laboratório de Ciências.



Veja uma foto da fachada da Escola Luciana de Abreu:






Conheça agora os laptops que foram doados à escola para a realização desse projeto.


Veja a interação das crianças com o laptop :