sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Desafio - Aprendizagem por Projetos

Como foi expresso no texto "Somos constantemente provocadas", postado neste blog, tem sido um desafio participar de um projeto de aprendizagem (para o meu grupo: Inclusão Digital; e que tem a pesquisa socializada através deste blog).

Cheguei à conclusão, há algumas semanas atrás, que o que me falta (ou melhor: umas das 'coisas' que me falta, pois, será que enquanto eu viver neste mundo eu alcançarei a perfeição?) é autonomia. E tenho experimentado sentimentos diversos participando deste projeto de aprendizagem: preguiça de pesquisar; satisfação devido aos conhecimentos que tenho adquirido e assimilado devido às diversas leituras e atividades realizadas até agora; revolta por perceber que tudo o que eu vivi até agora, em termos de escola e educação, está profundamente enraizado em mim (o professor sabe, o professor tem a razão, o aluno estudo o que o professor ensina, etc.).

Preciso concordar com a professora Andrea Cecilia Ramal quando, em seu artigo "Avaliar na Cibercultura", diz que

"Não é possível pensar em formação da
autonomia dos estudantes com aulas estruturadas sobre um paradigma tradicional
de ensino. Em muitas escolas, o aluno ainda passa mais tempo ouvindo
explicações do que realizando estudos pessoais. O acompanhamento do
trabalho ainda é superficial, ligado a instrumentos de avaliação que
muitas vezes funcionam como formas de pressão e controle. Os alunos
não são orientados para a elaboração dos próprios planos de estudo
interdisciplinares; assim, para eles a avaliação parece servir
apenas para decretar promoções e reprovações".


pois foi essa a minha experiência desde o Ensino Fudamental, até agora.

Ao chegar à faculdade, porém, tenho sido desafiada e provocada a mudar minha forma de pensar, de estudar de aprender.

Agora tenho vivido aquilo que Ramal propõe, pois estou sendo envolvida na própria educação ao pesquisar o que é de meu interesse, ao trocar idéias com as gurias do meu grupo e também de toda a turma.
E sim, Ramal está certa: "o ensino por projetos tem mais chances de constituir aprendizagem significativa" - é isso que tenho experimentado!

Referência:
RAMAL, Andrea Cecilia. "Avaliar na cibercultura". Porto Alegre: Revista Pátio, Ed. Artmed, fevereiro 2000.