sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Escola gaúcha é a 1° escola a ter acesso à novas tecnologias

Olá Pessoal !
Pesquisando sobre os programas de inclusão digital apoiados pelo Governo Federal, li uma reportagem interessantísssima na revista "Nova Escola" do mês de junho/julho 2007 sobre o Projeto UCA ( Um Computador por Aluno ).
O projeto UCA escolheu como teste a Escola Estadual Luciana de Abreu, localizada em Porto Alegre, que recebeu no dia 9 de abril de 2007 cem laptop para 2 turmas de 4° série e 2 turmas de 6° série.E também aos 10 professores que atendem a essas quatro salas na Escola Luciana de Abreu.A escola se tornou a primeira do país a receber laptops para serem usados individualmente, pelos estudantes.A experiência em breve deve se repetir em outras escolas brasileiras.
A coordenadora pedagógica Kattar Fodel Misoczky cmenta que depois da chegada dos laptops na escola, foi preciso reformular o projeto pedagógico da escola e adaptar o ensino dos conteúdos do currículo à novidade tecnológica.
Segundo o diretor, Iron Rodrigues Otaña,houve muitas mudanças depois da chegada dos laptops na escola as mais visíveis são:
  • os estudantes estão mais interessados pela escola;
  • as classes ganharam uma nova configuração, as carteiras enfileiradas deram lugar aos grupos de 4 ou 5 alunos;
  • as atividades ganharam um planejamento mais dinâmico.

Os professores estão aprendendo a mexer nas máquinas junto com os estudantes e aos poucos mudam o jeito de ensinar e de aprender.E também reconheceram treinamentos oferecidos pelo LEC ( Laboratório de Estudos Cognitivos Universidade Federal do RS ), que facilitou a compreensão das ferramentas oferecidas pelo equipamento.

Nessa reportagem publicada na revista Nova Escola há fotos de como são os laptops, como funciona essa máquina por dentro e outras informações de como está sendo utilizado na escola.

Vale a pena conferir !

Acessem o site www.novaescola.org.br e fique por dentro dessa novidade tecnológica que está chegando em nosso ambiente escolar.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pesquisa

Olá pessoal! Na semana do dia 14/10/2008 realizei na cidade de Portão/RS uma pesquisa com alunos do ensino médio, com o objetivo de avaliar o uso do computador pelos estudantes em sua vida diária.
Cabe ressaltar que realizei a pesquisa com 432 alunos sendo todos provenientes da única escola de ensino médio da cidade. É uma escola estadual que por ser a única de ensino médio da cidade, acaba abrangendo uma variedade muito grande de alunos, com classes sociais variadas e com idades variadas. Lá é possível encontrar alunos de classe muito baixa e alunos de classe social bastante elevada.
A pesquisa foi realizada em alunos de 15 até 30 anos estudantes do diurno (manhã e tarde). É um grupo bastante diversificado e o que me surpreendeu é que, apesar dessas diferenças, todos são muito parecidos quando o assunto é o computador. Como será mostrado na tabela em anexo todos tem acesso a informática (em casa, na escola, em lan'houses e etc) e todos gostam de usar esta tecnologia.
Posso dizer que não fiquei surpresa em saber que a maioria usa o computador não para fins educativos e sim para conversar em salas de bate papo e em sites de relacionamento. Com o objetivo de talvez mudar ou pelo menos modificar esta realidade eu e os demais professores das exatas estamos com a idéia de desenvolver nesta escola um projeto com os alunos de segundo e terceiro ano. O objetivo do projeto é desenvolver o espírito criativo dos alunos através da elaboração de um blog semelhante a esse realizado nesta disciplina. Com ele deseja-se mostrar ao aluno que a internet pode ser muito mais útil do que ser usada somente para fins de comunicação. Muito assunto produtivo existe na internet e muita material bom de pesquisa pode ser desenvolvido pelos adolescentes.

Pesquisa realizada com 432 alunos de Ensino Médio, entre 15 e 30 anos.


N.º de alunos
Percentual
Têm computador (302 alunos) 70%
Têm Internet* (172 alunos) 40%
Têm acesso em lan houses, telecentro, escola
(432 alunos) 100%
Usam a Internet para Orkut, salas de bate-papo, YouTube, pornografia
(388 alunos) 90%
Estudam no Ensino Médio (432 alunos) 100%
Trabalham (237 alunos) 55%

* dos alunos que têm computador pessoal


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Entrevista!

Boa tarde.....pessoal, fiz uma entrevista com minha irmã, Cintia, que é instrutora de Informática no Centro Medianeira, no bairro Vicentina, em São Leopoldo, que é "uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo promover ações voltadas à educação e cidadania de crianças e adolescentes em situação de risco social, através de programas de atendimento sócio-educativo, orientação e apoio sócio-familiar, atividades lúdico-pedagógicas, iniciação e formação profissional" (retirado do site do Centro Medianeira).. Abaixo, a entrevista....

P: Há quanto tempo trabalha como instrutora de informática?
R: 5 anos

P: Como funciona o projeto?
R: O curso tem duração de 4 meses, 3 horas/aula e 3 dias por semana. Os responsáveis dos adolescentes fazem uma entrevista com a assistente social antes de iniciar o curso. Além das aulas de informática, eles participam de atividades esportivas, desenvolvidas pelo Projeto PEI (Programa Esporte Integral) da UNISINOS, semanalmente, na própria instituição.

P: Existe uma seleção para entrar no projeto?
R: Seleção não. Um dos requisitos é o adolescente estar estudando.

P: Qual a faixa etária dos teus alunos?
R: 11 a 15 anos

P: Como são as aulas? O que eles “aprendem”?
R: Os conteúdos desenvolvidos são: Word, Excel, Power Point, CorelDraw e Internet. São realizadas atividades individuais, em dupla e em grupo. Atividades de acordo com a realidade dos adolescentes em situação de risco social, promovendo ações voltadas à educação e cidadania. São aulas onde eles podem expor suas idéias, um ambiente alegre e aconchegante.

P: Em que eles demonstram mais interesse? (pesquisas, chats, Orkut..)
R: Os adolescentes sempre demonstram interesse nos conteúdos, ainda mais quando é relacionado com as suas vivências. Gostam muito de internet: jogos, pesquisa de imagens, Orkut e MSN.

Bom, é isso aí... Eu conheço o trabalho realizado no Centro Medianeira e é muito legal! Quem tiver interesse em conhecer um pouquinho desse trabalho, acesse http://www.centromedianira.org.br/!
Vale a pena conferir....

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Programas de inclusão

Pessoal !

Li no site do governo federal alguns programas referente à inclusão digital.Achei bem interessantes, leiam e conheçam alguns deles.
  • Casa Brasil: cada unidade de Casa Brasil abrigará um telecentro, com uso de softwarelivre e pelo menos mais dois outros módulos, que podem ser uma biblioteca popular, um auditório, um estúdio multimídia, uma oficina de produção de rádio...
  • CVT- Centros Vocacionais Tecnológicos: os CVTs são unidades de ensino e de profissionalização.Estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica e prestação de serviços especializados.
  • Centros de inclusão digital: o programa constitui-se em um instrumento de programação da inclusão social,cuja responsabilidade é da ( SECIS), e tem como objetivo proporcionar à população menos favorecida o acesso às tecnologias de informação.
  • Kits Telecentros: é uma iniciativa do Programa de inclusão Digital do Ministério das Comunicações que tem como meta instalar telecentros em todos os 5,5 mil municípios do país até junho de2008, com investimentos totais de R$ 134 milhões do governo federal.
  • UCA-Projeto um computador por aluno: em ação Ministério da Educação e Casa Civil.O UCA tem a finalidade de promover a inclusão digital, por meio da distribuição de 1 computdor portátil ( laptop) para cada estudante e professor de educação básica em escolas públicas.Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, como experimentos inciais, em São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília.

Se quiserem saber mais sobre cada programa e conhecer outros mais acessem o site:http://inclusaodigital.gov.br/inclusao/outros-programas e conheçam algumas iniciativas do governo federal.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mais alguns projetos...

Gente!
No link abaixo, vocês podem encontrar vários projetos relacionados à inclusão digital. Visitem!!!
Tem uma parte que é bem bacana, a dos INDICADORES, que traz números da "realidade digital" brasileira.
weblab.tk/projetosnobrasil

Projetos pelo Brasil

Pesquisando em diversas fontes, acabei achando informações sobre grandes empresas que se preocupam com a inclusão digital. Uma delas é a Fundação Bradesco, que tem dois ramos na inclusão digital: A Escola Virtual e os CIDs, Centros de Inclusão Digital, que tem como objetivo ampliar o atendimento às pessoas que moram próximas às escolas. Esse projeto da Fundação Bradesco se chama Escola Virtual e quer propiciar vários tipos de aprendizagem aos alunos. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse http://www.escolavirtual.org.br/. Vale a pena.....

domingo, 19 de outubro de 2008

Videos!!

Quero chamar a atenção de vocês a dois vídeos, encontrados no YouTube, sobre Inclusão Digital, que adicionamos ao nosso blog.
Eles relatam duas iniciativas diferentes para a Inclusão Digital: um fala sobre os Telecentros Comunitários, iniciativa do governo, e o outro fala sobre a iniciativa de uma ONG.

Alguma informações:

* Inclusão Digital - Construindo a Cidadania Bit por Bit
Video Documentário sobre o trabalho de inclusão digital realizado na Casa da Criança do Morro da Penitenciária, em Florianópolis.
Esta Casa da Criança é um centro comunitário, que atende 130 crianças e adolescentes que não tem acesso direto ao mundo da convergência digital.

* Telecentros Comunitários
Reportagem feita pela Record, em 2006 (?), sobre Inclusão Digital.
Alguns dados oferecidos nesta reportagem:
- 20% das casas, no Brasil, têm computador;
- 14% dessas casas têm acesso à Internet;
- Tempo de navegação dos brasileiros: 21h39min/mês
- apesar disso, o Brasil faz parte, segundo a ONU, do Aparteid Digital.