quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pesquisa

Olá pessoal! Na semana do dia 14/10/2008 realizei na cidade de Portão/RS uma pesquisa com alunos do ensino médio, com o objetivo de avaliar o uso do computador pelos estudantes em sua vida diária.
Cabe ressaltar que realizei a pesquisa com 432 alunos sendo todos provenientes da única escola de ensino médio da cidade. É uma escola estadual que por ser a única de ensino médio da cidade, acaba abrangendo uma variedade muito grande de alunos, com classes sociais variadas e com idades variadas. Lá é possível encontrar alunos de classe muito baixa e alunos de classe social bastante elevada.
A pesquisa foi realizada em alunos de 15 até 30 anos estudantes do diurno (manhã e tarde). É um grupo bastante diversificado e o que me surpreendeu é que, apesar dessas diferenças, todos são muito parecidos quando o assunto é o computador. Como será mostrado na tabela em anexo todos tem acesso a informática (em casa, na escola, em lan'houses e etc) e todos gostam de usar esta tecnologia.
Posso dizer que não fiquei surpresa em saber que a maioria usa o computador não para fins educativos e sim para conversar em salas de bate papo e em sites de relacionamento. Com o objetivo de talvez mudar ou pelo menos modificar esta realidade eu e os demais professores das exatas estamos com a idéia de desenvolver nesta escola um projeto com os alunos de segundo e terceiro ano. O objetivo do projeto é desenvolver o espírito criativo dos alunos através da elaboração de um blog semelhante a esse realizado nesta disciplina. Com ele deseja-se mostrar ao aluno que a internet pode ser muito mais útil do que ser usada somente para fins de comunicação. Muito assunto produtivo existe na internet e muita material bom de pesquisa pode ser desenvolvido pelos adolescentes.

Pesquisa realizada com 432 alunos de Ensino Médio, entre 15 e 30 anos.


N.º de alunos
Percentual
Têm computador (302 alunos) 70%
Têm Internet* (172 alunos) 40%
Têm acesso em lan houses, telecentro, escola
(432 alunos) 100%
Usam a Internet para Orkut, salas de bate-papo, YouTube, pornografia
(388 alunos) 90%
Estudam no Ensino Médio (432 alunos) 100%
Trabalham (237 alunos) 55%

* dos alunos que têm computador pessoal


Nenhum comentário: