sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Análise dos textos 11 e 12

O texto 11 debate um assunto por demais importante na mídia que é a interatividade e a interação. Atualmente todas as tecnologias são chamadas de interativas e cabe ao professor analisar se esta expressão está correta. Será que ao fazer uma aula no powerpoint estamos usando a internet como meio de interação? A resposta é bem simples: não. O único diferencial desta aula para as aulas tradicionais é a não utilização do quadro negro. Interação é quando o educando pode interagir com aquilo que está sendo estudado, dando sua opinião e formando suas idéias.
Seria interessante obter nas escolas softwares interativos nos quais os alunos pudessem interagir e mostrar seu potencial. Grande parte dos softwares existentes não podem ser chamados de interativos pois neles não há a ferramenta na qual o educando possa manusear. A maioria pode no máximo ser chamada de "livro eletrônico" pois já contém as informações prontas e "mastigadas".
Creio que uma maneira de preparar estes professores para trabalhar com novas tecnologias é a realização de cursos de capacitação. Desde 1991, o governo federal apresenta o programa "Salto para o futuro" . Este programa é feito para professores e gestores. É um programa de educação à distância realizado pela TV escola (canal educativo da Secretaria de educação à distância do Ministério da educação). É uma série que desenvolve o diálogo e a interação entre os profissionais de modo a fazê-los interagir, trocando idéias e informações.
Após a leitura dos textos resolvi acessar o site do http://www.tvebrasil.com.br/salto/. Dê uma passada por lá você também. Lá encontrei informações muito interessantes sobre o programa. Muitas vezes achamos que é difícil nos especializarmos, achamos que os cursos de formação são caros e de difícil acesso, mas estamos enganados. Muitas vezes a busca de informações está nas nossas mãos.