quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Entrevista!

Boa tarde.....pessoal, fiz uma entrevista com minha irmã, Cintia, que é instrutora de Informática no Centro Medianeira, no bairro Vicentina, em São Leopoldo, que é "uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo promover ações voltadas à educação e cidadania de crianças e adolescentes em situação de risco social, através de programas de atendimento sócio-educativo, orientação e apoio sócio-familiar, atividades lúdico-pedagógicas, iniciação e formação profissional" (retirado do site do Centro Medianeira).. Abaixo, a entrevista....

P: Há quanto tempo trabalha como instrutora de informática?
R: 5 anos

P: Como funciona o projeto?
R: O curso tem duração de 4 meses, 3 horas/aula e 3 dias por semana. Os responsáveis dos adolescentes fazem uma entrevista com a assistente social antes de iniciar o curso. Além das aulas de informática, eles participam de atividades esportivas, desenvolvidas pelo Projeto PEI (Programa Esporte Integral) da UNISINOS, semanalmente, na própria instituição.

P: Existe uma seleção para entrar no projeto?
R: Seleção não. Um dos requisitos é o adolescente estar estudando.

P: Qual a faixa etária dos teus alunos?
R: 11 a 15 anos

P: Como são as aulas? O que eles “aprendem”?
R: Os conteúdos desenvolvidos são: Word, Excel, Power Point, CorelDraw e Internet. São realizadas atividades individuais, em dupla e em grupo. Atividades de acordo com a realidade dos adolescentes em situação de risco social, promovendo ações voltadas à educação e cidadania. São aulas onde eles podem expor suas idéias, um ambiente alegre e aconchegante.

P: Em que eles demonstram mais interesse? (pesquisas, chats, Orkut..)
R: Os adolescentes sempre demonstram interesse nos conteúdos, ainda mais quando é relacionado com as suas vivências. Gostam muito de internet: jogos, pesquisa de imagens, Orkut e MSN.

Bom, é isso aí... Eu conheço o trabalho realizado no Centro Medianeira e é muito legal! Quem tiver interesse em conhecer um pouquinho desse trabalho, acesse http://www.centromedianira.org.br/!
Vale a pena conferir....

Nenhum comentário: