quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dados da Exclusão Digital no Brasil e no Mundo

Muitas são as idéias e opiniões relacionadas a exclusão digital, bem como é bastante amplo e diverso o público digitalmente excluído. A relação entre exclusão digital e exclusão social é muito próxima, podemos falar, portanto, em dificuldade de acesso por questões como pobreza, deficiência, gênero, raça e etnia.

Dados da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, mostram que apenas 305 milhões de pessoas, o equivalente a 5 % da população, têm acesso a internet no mundo. Deste total, 44,9% dos internautas estão nos Estados Unidos e apenas 3,5% na América Latina.

No Brasil, ainda utilizando como base dados da ABED, 8% da população acessa a internet a partir de computadores localizados em casa, destes, quase 60% já concluiu o ensino médio e cursa ou já concluiu o superior. O número total de internautas no país não deve ultrapassar 11% da população.

Isso nos faz refletir sobre os, cerca de, 89% de excluídos digitalmente no Brasil. Que espaço ocupa esta grande parcela da população neste mundo tão globalizado em que vivemos hoje.

No site da ABED encontramos ainda o seguinte relato:

“Em julho de 2001, o Grupo dos Oito (G8) — que reúne os líderes dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia — aprovou um plano para combater a chamada exclusão digital. O plano prevê a criação de estratégias de tecnologia da informação em cada país em desenvolvimento para melhorar o nível de vida população. Outro indicativo importante é a inclusão de um índice de avanço tecnológico no relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) do ano passado.

O relatório reconhece a inclusão tecnológica como um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento humano. No relatório do Pnud sobre o índice de avanço tecnológico, o Brasil, que é hoje a nona economia mundial, ficou em 43º lugar entre 72 países pesquisados. Atrás de países como Panamá, Trinidad e Tobago e Romênia. O Brasil, de acordo com o relatório do Pnud, é visto como uma grande potência tecnológica, mas conseguiu uma colocação ruim porque essa tecnologia não chega igualmente a várias camadas da população.”

Isso só vem comprovar o quanto esta discussão, bem como as ações, sobre a inclusão digital é importante para que possamos avançar cada vez mais.

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Legal vocês trazerem dados quantitativos para dar mais qualidade e fundamentação a pesquisa!

TAMARA disse...

Colegas! O blog de vocês é muito bem estruturados, bem como a pesquisa que tens realizado.Estão conseguinto contenblar seus objetivos, em relação a apresentação de vocês, foi bem clara e objetiva todas as colegas participaram e mostraram-se interessada pelo assunto! Parabens!!