quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Somos constantemente provocadas

Realizando este Projeto de Aprendizagem, no PA "Ensino e Aprendizagem do Mundo Digital", temos sido provocadas...
Provocadas a sermos o sujeito de nossa aprendizagem;
Provocadas a usar as informações que temos encontrado e recebido de tal forma que elas gerem um conhecimento significativo para cada uma de nós;
Provocadas a conhecer e a utilizar os recursos (pelo menos alguns) que a Web 2.0 nos fornece;
Provocadas a interagir umas com as outras de forma cooperativa, e sem nos vermos pessoalmente...

Talvez, para nós, sejam maiores as "provocações" devido ao fato de que provavelmente todas tivemos uma educação segundo a "Cultura do Ensino"
que se estrutura a partir de uma concepção epistemológica empirista, [...],e
de uma abordagem pedagógica instrucionista, onde o professor detém o saber,
[...]. (Trein; Schlemmer, 2008)
Estamos nos tornando alunas diferentes daquilo que as escola nos ensinou, nos fez...
Claro que, escrevendo dessa forma, parace tudo bonito e fácil mas, assim como
a utilização das TDVEs* e da metodologia de projetos provoca o professor,
pois ele precisa trabalhar com o inesperado (Trein; Schlemmer, 2008)
nós, como alunas, também estamos sendo provocadas e estamos trabalhando com o inesperado, pois estamos vivenciando algo novo, e estamos sendo desafiadas a agir de forma diferente daquela que agíamos até então.

O desafio, cremos, para todos e todas, entretando, é maior que isso: precisamos ir além do discruso...
A mudança na forma de organizar o currículo e nas práticas pedagógicas
representam uma ruptura paradigmática, que se não estiver na essência do
sujeito, não se efetiva enquanto inovação, tornando-se apenas discurso ou
representando somente uma novidade. (Trein; Schlemmer, 2008)
* TDVEs - Tecnologias Digitais Virtuais Emergentes

Nenhum comentário: