sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Usando a internet nas escolas de maneira criativa

Estava na escola onde leciono e em cima da mesa estava uma revista Nova Escola, uma revista do governo federal sobre educação. Distraída enquanto aguardava o sinal, comecei a lê-la e me chamou muita atenção a reportagem que comento abaixo.
O texto avalia a dificuldade das escolas brasileiras em estarem informatizadas, principalmente por parte de licitações e a liberação de recursos do Estado que tendem a demorar para se concretizar. Apesar destas dificuldades os professores ainda fazem o possível para inserir o computador no ambiente escolar melhorando o ensino e a aprendizagem.
Os meios usados pelos professores para usarem a informatização em suas aulas foram bem criativos. Sem computador nas escolas, os alunos foram incentivados a frequentarem lan houses e fazerem suas pesquisas sendo orientados pelos professores.
"O Ministério da Educação prometeu investir neste ano 400 milhões de reais em programas de inclusão digital. “Em 2008, devemos implantar 25 mil laboratórios de informática”, promete o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, responsável pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). A meta é que as 55 mil escolas com pelo menos 50 alunos (80% do total) tenham máquinas conectadas à internet de banda larga até 2010. Já o programa Um Computador por Aluno, que distribuiria laptops de baixo custo, está parado. A aquisição das máquinas foi cancelada em fevereiro, e não há data marcada para nova concorrência. (http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0211/aberto/mt_274557.shtml)"

Enquanto as escolas permanecem sem computadores somente a criatividade dos profissionais em educação podem melhor esta situação. Atitutes pioneiras e individuais é a melhor forma, no momento, de levar a informática aos estudantes. E isso, como pude perceber não só na reportagem como nas salas de aula, é o que está fazendo a diferença.
Os alunos apreciam o computador. Na realidade adoram "mexer nesta tecnologia". Creio faltar a maneira correta de trabalhar com o mesmo. Muitos, por falta de informação, acabam restringindo o uso a orkut, a msn, a salas de bate-papo. Talvez se esses alunos fossem melhor orientados tudo seria diferente. Cabe ao professor tentar fazer essa diferença, criando oportunidades para que o aluno tente procurar outras coisas e que aprenda realmente a pesquisar e a usar o computador de maneira proveitosa. A realização de blog's, de comunidades, a troca de informações pode acabar atraindo o interesse do educando.
Com persistência, paciência e força de vontade o professor tem muito a ensinar aos alunos e também tem muito a aprender.

Nenhum comentário: