terça-feira, 14 de outubro de 2008

Tecnologia da Informação e Comunicação

A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação vem sendo cada dia mais utilizada na escola e difundida entre profissionais, alunos e pais. A proposta é de uma aprendizagem coletiva, onde o professor passa a ser mediador, orientador e facilitador dos processos de aprendizagens dos alunos.
Essa tecnologia possibilita aos alunos serem autores de seus processos de desenvolvimento e construção do conhecimento e ao mesmo tempo cada um é co-autor do processo de outros colegas, visto que no trabalho coletivo é necessário que cada um contribua da sua forma com aquilo que pensa, com o que sabe e até mesmo com o que não sabe e gostaria de aprender. Ao mesmo tempo vão se transformando as certezas e dúvidas de cada um, a medida que vão ouvindo e conhecendo outras opiniões e conceitos.
Utilizar esta tecnologia em sala de aula vai possibilitar ainda que cada aluno, individual ou coletivamente, construa e faça suas próprias ligações. A busca por interesse, faz com que cada um organize as informações coletadas e relacione uma com a outra da maneira que melhor entender, estando este processo sempre em movimento, passível de renovação, modificação, aperfeiçoamento e das mudanças necessárias à construção do conhecimento.

Nenhum comentário: