quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Minha avaliação

Chegamos a mais um fim de semestre...
É o momento de avaliar as atividades desenvolvidas.
Nosso projeto foi sobre inclusão digital. Sou professora de ensino médio a oito anos e creio que neste semestre a informática e a educação ficaram muito mais próximos de minha realidade.
São vários os motivos que me levam a crer nisto. Primeiramente relaciono nossa falta de tempo, muitas vez motivada pelo excesso de trabalho. As idéias até surgem de inovar as aulas, de usar novas tecnologias, mas falta tempo para pôr em prática nossas idéias e até mesmo falta preparo para isso. Cursos de informática mais específicos requerem gastos o que muitas vezes não é possível já que além das contas básicas ainda pagamos a universidade. Com a pesquisa que realizei com meus alunos pude perceber que realmente estamos numa era virtual. A linguagem dos jovens atualmente é totalmente voltada para esta nova era. Devido a este fato só nos resta mudar e creio que a universidade também deve fazer a sua parte. Para nós alunos é muito difícil esta mudança. Viemos de uma educação tradicional, onde o quadro verde e o giz eram as principais ferramentas de trabalho. O grande problema é que ainda não saimos desta fase. A maioria das aulas de meu curso ainda utilizam o quadro verde e o giz como principal ferramenta. Tive poucas aulas práticas. Tenho que buscar muita coisa por conta própria e isso é complicado. Não fui preparada para isso durante a minha vida inteira.
Apesar destas dificuldades vou me empenhar para que estas mudanças ocorram na minha vida profissional. Para o ano que vem, junto com meus colegas da escola, resolvemos montar algumas atividades diferenciadas onde vou aplicar muita coisa que aprendi aqui. Creio que será uma mudança bem motivadora para os meus alunos e que será de grande valia ao processo de aprendizagem.

Nenhum comentário: