sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Escola gaúcha é a 1° escola a ter acesso à novas tecnologias

Olá Pessoal !
Pesquisando sobre os programas de inclusão digital apoiados pelo Governo Federal, li uma reportagem interessantísssima na revista "Nova Escola" do mês de junho/julho 2007 sobre o Projeto UCA ( Um Computador por Aluno ).
O projeto UCA escolheu como teste a Escola Estadual Luciana de Abreu, localizada em Porto Alegre, que recebeu no dia 9 de abril de 2007 cem laptop para 2 turmas de 4° série e 2 turmas de 6° série.E também aos 10 professores que atendem a essas quatro salas na Escola Luciana de Abreu.A escola se tornou a primeira do país a receber laptops para serem usados individualmente, pelos estudantes.A experiência em breve deve se repetir em outras escolas brasileiras.
A coordenadora pedagógica Kattar Fodel Misoczky cmenta que depois da chegada dos laptops na escola, foi preciso reformular o projeto pedagógico da escola e adaptar o ensino dos conteúdos do currículo à novidade tecnológica.
Segundo o diretor, Iron Rodrigues Otaña,houve muitas mudanças depois da chegada dos laptops na escola as mais visíveis são:
  • os estudantes estão mais interessados pela escola;
  • as classes ganharam uma nova configuração, as carteiras enfileiradas deram lugar aos grupos de 4 ou 5 alunos;
  • as atividades ganharam um planejamento mais dinâmico.

Os professores estão aprendendo a mexer nas máquinas junto com os estudantes e aos poucos mudam o jeito de ensinar e de aprender.E também reconheceram treinamentos oferecidos pelo LEC ( Laboratório de Estudos Cognitivos Universidade Federal do RS ), que facilitou a compreensão das ferramentas oferecidas pelo equipamento.

Nessa reportagem publicada na revista Nova Escola há fotos de como são os laptops, como funciona essa máquina por dentro e outras informações de como está sendo utilizado na escola.

Vale a pena conferir !

Acessem o site www.novaescola.org.br e fique por dentro dessa novidade tecnológica que está chegando em nosso ambiente escolar.

Um comentário:

Daiana Trein εїз disse...

Meninas, descobriram quem é esta profa?

Se olharem o currículo Lattes da Profa. Eliane Schlemmer, vão descobrir alguma coisa.. rsrs beijos